Que alegria ter o seu bebé nos braços! Que desespero ter de cuidar de duas pessoas ao mesmo tempo, principalmente quando entre a amamentação, o banho e a troca de fralda, se esquece de si própria, não é verdade? Felizmente existem várias dicas úteis para cuidados no pós-parto, capazes de ajudá-la a atravessar esta fase com energia e alegria e a recuperar física e emocionalmente do parto.

 

Cuidados no pós-parto: dicas úteis para novas mães

Antes de mais… Parabéns! Entrou no maravilhoso período do pós-parto ou puerpério, que abrange, geralmente, as primeiras 6 semanas após o nascimento do bebé! Durante esse período o corpo da mãe começa a recuperar das mudanças físicas e emocionais provocadas pela gravidez e pelo parto, e o bebé a adaptar-se à vida fora do útero. Daí que durante estes dias de novas e emocionantes descobertas, não se possa esquecer de dar a si própria carinho e atenção: porque cuidar de si no pós-parto é o primeiro passo para cuidar do seu bebé!

 

Higiene íntima no pós-parto

Mais do que uma questão de saúde, os cuidados de higiene no pós-parto ajudam na recuperação física e proporcionam momentos de bem-estar. Nesse sentido, aconselhamo-la a tomar duches relaxantes, mesmo que o parto tenha sido por cesariana. Os banhos de imersão devem ficar para depois da cicatrização estar completa. E durante os duches, lave a região genital de frente para trás e depois limpe bem a área perineal, usando uma toalha macia ou papel absorvente.

 

Pontos e cicatrizes no pós-parto

Em caso de cesariana ou episiotomia, os pontos são absorvidos ou retirados entre 8 a 10 dias após o parto, mas até lá há que garantir uma boa higiene local, mantendo a zona da cicatriz sempre limpa e seca. Se sentir dores, pode aplicar gelo no local e/ou tomar analgésicos prescritos pelo médico. Se notar alterações na zona de incisão, consulte a equipa de saúde.

 

Alívio de dores no pós-parto

Contrações pós-parto sentidas quando o útero regressa ao tamanho normal, dor perineal, dor abdominal ou dor de cabeça? Se o seu médico concordar, pode tomar um medicamento para aliviar a dor e desconforto. Deve ter em conta o efeito dos medicamentos no seu bebé, se amamentar. Em todo o caso, no período pós-parto o mais importante é repousar, evitar esforços, levantar-se sem movimentos bruscos e apoiar a sutura sempre que tossir ou espirrar.

Desenvolveu hemorroidas? Aqueles vasos dilatados situados na parede da parte inferior do reto e ânus que incharam devido ao aumento da pressão? Beba água e coma alimentos ricos em fibras, não adie para mais tarde a vontade de ir ao quarto de banho, tome banho com água morna e tome também os medicamentos prescritos pelo médico para as hemorroidas desaparecerem espontaneamente durante o pós-parto.

Alimentação e hidratação no pós-parto

Alimentação e hidratação no pós-parto

Uma alimentação equilibrada é fundamental em qualquer fase da vida, mas no pós-parto é particularmente importante para promover uma recuperação rápida e fornecer energia. Já sabe que não deve fumar, não deve beber bebidas alcoólicas ou com cafeína nem exagerar em alimentos ricos em açúcar… mas sabe o que deve comer e beber no pós-parto?

  • Bastante água, especialmente antes e depois de amamentar;
  • Algumas porções de fruta, legumes e vegetais todos os dias;
  • Hidratos de carbono (como pão, arroz e massa);
  • Peixe (rico em ácidos gordos, incluindo os e ómega-3);
  • Carne de vaca (rica também em ferro e vitamina B12);
  • Laticínios com baixo teor de gordura (ricos em cálcio e vitaminas D e B, importantes para a produção de leite no pós-parto). 

E não se esqueça de comer pequenas refeições ao longo do dia para manter os níveis de energia e sustentar a produção de leite! 

Exercício físico no pós-parto

Nos primeiros dias após o parto não deve fazer grandes esforços, mas depois (com o consentimento do médico) pode retomar a atividade física gradualmente. Comece com exercícios leves, como caminhadas ou alongamentos, para ajudar a reintroduzir a atividade física de forma segura no pós-parto. Caminhar ao ar livre pode ser uma ótima ideia para aumentar a energia e melhorar o humor, além de ser uma atividade que pode realizar com o seu bebé.

Também pode explorar os chamados exercícios de Kegel, apropriados para fortalecer os músculos abdominais e pélvicos no pós-parto, melhorando a incontinência urinária e apoiando a recuperação global. Se fizer exercícios de corrida deverá usar um sutiã apropriado.

Amamentação no pós-parto

Amamentação no pós-parto

Cada gota de leite materno é um ato de amor que promove o desenvolvimento saudável do bebé e uma ligação íntima entre mãe e filho, mas que também pode trazer desafios. Para superar esses desafios do pós-parto e garantir que o seu filho recebe todo o leite necessário para crescer saudável, deve amamentá-lo sempre que ele quiser, especialmente nos primeiros meses de vida. Também deve experimentar diferentes posições (e almofadas de apoio!) para amamentar, até encontrar a posição mais confortável para si e para o bebé, e a seguir certificar-se de que ele abrange a maior parte da aréola com a boca, e não apenas o mamilo. Se sentir dor, ajuste a posição. E se perceber que o seu filho não se está a adaptar à mama, utilize um mamilo de silicone.

No final da amamentação, espalhe um pouco de leite nos mamilos e aréolas e deixe secar ao ar. Se mesmo assim, aparecerem fissuras nos mamilos, aplique lanolina tópica. E acima de tudo, tente relaxar e desfrutar da amamentação no pós-parto: é uma preciosa fonte de ligação com o seu bebé, onde ambos criam laços que vão além da nutrição!

Atividade sexual no pós-parto

Regra geral, as relações sexuais são desaconselhadas até à terceira ou quarta semana após o parto, de forma a assegurar uma correta cicatrização dos tecidos. Porém, cada mulher recupera de forma diferente, pelo que não há uma data exata para reiniciar a atividade sexual: faça-o quando se sentir preparada, mas não se esqueça de discutir com o seu médico as opções de contraceção disponíveis nesta fase de pós-parto.

 

Alterações de humor no pós-parto

De repente desata a chorar? Sente-se triste sem motivo? Stressada e ansiosa? É normal! Essas alterações de humor são desencadeadas pela descida brusca das hormonas da gravidez, pelo que deve procurar apoio junto dos seus familiares e amigos, e apostar em momentos de descanso sempre que possível. O sono e a recuperação no pós-parto são essenciais para o corpo sarar.

Ainda assim, se os sintomas de tristeza, falta de energia e dificuldade em se relacionar com o bebé persistirem, é capaz de estar a desenvolver uma depressão pós-parto e para resolvê-la deve procurar ajuda profissional junto de um médico (eventualmente com a ajuda de um psicólogo).

Quando deve consultar um médico?

Febre superior a 38º C no período do pós-parto? Cicatriz da cesariana ou episiotomia muito vermelha, com pus, inchaço ou cheiro desagradável? Dores que não cedem com analgésicos? Hemorragia vaginal, com coágulos e/ou cheiro desagradável? Zona mamária vermelha, quente, inchada e dorida? Ardor ou necessidade frequente de urinar? Dores nas pernas ou uma perna mais inchada do que a outra? Eis alguns sintomas que exigem assistência médica no pós-parto, porque podem indicar complicações que necessitam de intervenção rápida para garantir a sua saúde e bem-estar.

No período do pós-parto, vai passar horas embevecida a contemplar o seu pequeno milagre, mas também é importante assegurar-se de que está física e emocionalmente preparada para enfrentar os desafios desse novo papel a que se dá o nome de Mãe.

autor: Bolas de Sabão

Saiba mais sobre:

Acompanhe todas as novidades! Subscreva a nossa newsletter

Subscrever Newsletter