Às 2 semanas de gravidez o óvulo amadurece e é expulso pelo ovário, seguindo até as trompas de falópio em direção ao útero. No trajeto, ainda nas trompas de falópio, o óvulo encontra vários espermatozoides e é fecundado apenas por um. O tempo de “vida” de um óvulo é entre 12 e 24 horas após sair do ovário. Um espermatozoide sobrevive 2 a 5 dias, dai não ser possível afirmar, com absoluta certeza, quando é que o óvulo foi fecundado.
Embora vários espermatozoides penetrem na membrana externa do óvulo, apenas um deles consegue penetrar na membrana interna. Quando se dá esta entrada, ocorrem mudanças químicas no espermatozoide e na membrana celular do óvulo, impedindo que os outros espermatozoides consigam romper a membrana.
Em cada ejaculação o homem liberta em média entre 0 a 40 milhões de espermatozoides por milímetro, aumentando a probabilidade de engravidar a parceira. De acordo com Sharpe (2012), “Uma contagem de espermatozoides superior a 40 milhões/ml, não traz benefícios adicionais à fertilidade. (…) ”.28 Se a contagem de esperma for inferior a 40 milhões/ml o homem é menos fértil, contudo continua a haver a possibilidade de engravidar a parceira.
Se forem gémeos…
Existem dois tipos de gémeos, os monozigóticos ou gémeos idênticos e os gémeos dizigóticos ou gémeos falsos. Os gémeos dizigóticos resultam da expulsão de dois ovócitos e posteriormente da fecundação dos mesmos por espermatozoides distintos. Estes gémeos não apresentam a mesma similaridade genética entre si que os gémeos idênticos, pois são provenientes de zigotos (célula-ovo), diferentes. Podem partilhar a mesma placenta ou ter cada um a sua própria placenta.
Os gémeos monozigóticos ocorrem quando um óvulo é fecundado por um único espermatozoide e posteriormente na fase zigótica, sofre um desenvolvimento irregular e divide-se em dois. Estes gémeos partilham do mesmo património genético. Os gémeos idênticos são sempre do mesmo sexo, masculino - masculino ou feminino - feminino, ao contrário dos gémeos falsos, que podem não partilhar o mesmo sexo.
Qual o tamanho do feto com 2 semanas de gravidez?
Na 2 semana de gravidez decorre o processo de fertilização. O óvulo libertado pelas trompas de falópio desce até ao útero onde encontra o espermatozóide. No decorrer do processo, a fertilização é concluída no final da segunda semana dando inicio à fase zigótica.2
Na segunda semana o tamanho do óvulo não fertilizado é de 1 mm de diâmetro, não sendo possível observá-lo a olho nú.1
Sintomas de gravidez nas 2 semanas
Os sintomas de gravidez são idênticos nas primeiras semanas. Repetem-se os enjoos, o leve sangramento consequente da nidação, as cólicas, o ligeiro mal-estar e a ausência de menstruação.4
O que se sente com 2 semanas de gravidez?
Com 2 semanas de gravidez a mulher não está oficialmente grávida, o óvulo está a ser libertado pelas trompas de falópio e a descer até ao útero. Logo, os sintomas experienciados pela mulher com 2 semanas de gravidez são os indícios de ovulação.
Alteração do corrimento vaginal - O corrimento vaginal fica pegajoso e esbranquiçado, com um aspeto semelhante a “clara de ovo”.6
Aumento da temperatura corporal - No período da ovulação a temperatura basal da mulher sofre um aumento acentuado, comprovando que ocorreu ovulação.6
Mudança na firmeza ou posição cervical - O colo do útero altera-se para receber o óvulo que foi libertado pelas trompas. Fica mais macio e lubrificado para que ocorra a nidação.6
Outros sintomas experienciados pela mulher neste período são:6
- Cólicas
- Inchaço abdominal
- Aumento do desejo sexual
- Sensibilidade mamária
Quanto é 2 semanas de gravidez?
A fertilização do óvulo ocorre habitualmente duas semanas depois do primeiro dia da última menstruação. Assim sendo, inicia-se a contagem do período gestacional antes do óvulo fertilizado ser implantado no útero. Quer isto dizer que as semanas antes da fertilização do óvulo pelo espermatozóide, quando a mulher está a menstruar pela última vez, contam como parte da gravidez, apesar de a mulher não estar oficialmente grávida. Desta forma, o período gestacional dura até às 42 semanas (10 meses).3
Considera-se que 2 semanas de gravidez são 14 dias gestacionais, mas ainda não exista feto.3
Referências:
1. Alberts B, Johnson A, Lewis J, et al. Molecular Biology of the Cell. 4th edição. New York: Garland Science; 2002. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK21054/toc/
2. Pregnancy - week by week - (2012) BetterHealth. Disponível em: https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/healthyliving/pregnancy-week-by-week (Acedido: 16 de Março de 2020).
3. Fetal development: The 1st trimester (2017) Mayo Clinic. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/pregnancy-week-by-week/in-depth/prenatal-care/art-20045302 (Acedido: 16 de Março de 2020).
4. First trimester: weeks 1 to 12 (2018) Tommys. Disponível em: https://www.tommys.org/pregnancy-information/im-pregnant/pregnancy-calendar/first-trimester-weeks-1-12 (Acedido: 16 de Março de 2020).
5. Sharpe, R. M. (2012) «Sperm counts and fertility in men: A rocky road ahead. Science & Society Series on Sex and Science», EMBO Reports, 13(5), pp. 398–403.
6. Signs and Symptoms of Ovulation (sem data) American Pregnancy Association. Disponível em: https://americanpregnancy.org/getting-pregnant/signs-of-ovulation/ (Acedido: 16 de Março de 2020).